Formatura da Turma de Forças Especiais do Exército Brasileiro
20/12/2019
Mantendo uma longa tradição de apoio à instituições militares, desde sua fundação, em 1960, a NAUI do Brasil tem contribuído para a formação especializada em mergulho no Exército, na Marinha e na Força Aérea Brasileira.
Mais uma vez, a NAUI presente na formatura da turma de Forças Especiais e dos Mergulhadores do CIOpEsp, centro de formação em excelência do nosso glorioso Exército Brasileiro.
A HIstória do CIOpEsp
Em 1957, com a execução e conclusão do 1º Curso de Operações Especiais, teve início o implemento das atividades de operações especiais no Exército Brasileiro e no Brasil. Essa atividade, até então sonhada, não surpreendentemente, se fortifica e ganha contexto nacional e mundial a cada dia, com base no diferencial para qualquer tropa dessa natureza - o ensino e a instrução, necessários à especialização do mais importante componente da instituição: seus recursos humanos.
Portanto, o Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOpEsp), Centro Cel Gilberto Antônio Azevedo e Silva, confunde-se com o pioneirismo das Forças de Operações Especiais, o que garante a essa organização militar o lema: "O berço das operações especiais". Ao longo da história, a formação dos Comandos e Forças Especiais nunca deixou de ser realizada e, assim, o "DNA" do Centro Cel Gilberto se consolidou ao longo do tempo, alimentado pelo espírito de cumprimento de missão e idealismo dos "Gorros Pretos".
O Centro Cel Gilberto atualmente é responsável pela condução do Curso de Ações de Comandos, Curso de Forças Especiais, Estágio de Caçador de Operações Especiais, Estágio de Mergulho a Ar e Resgate e do Estágio de Mergulho com Oxigênio de Operações Especiais.
Desde a década de 2000, membros NAUI tem contribuído para a formação e especialização em atividades de mergulho, sendo, atualmente, o CIOpEsp, uma das mais qualificadas OM do Exército Brasileiro, neste quesito.
#ciopesp #forçasespeciais #exercitobrasileiro #FE #specialforces #comandos #militardiving #naui #nauibrasil #PSD #força
fonte: Naui Service CEnter Mercosul