Agenda de Eventos NAUI

Curso de Mergulhador de Segurança Publica PSD

14/08/2018

Public Safety Diver NAUI
Acidentes, afogamentos e crimes violentos também podem acontecem no meio líquido. O aumento destes episódios, além de criminosos que encontram nele um local para descartar armas, drogas ou outras provas de crimes cometidos, mudaram a visão da lei de que provas em meio líquido não tem valor legal como elemento forense. Historicamente componentes de guarnições de órgãos envolvidos com segurança pública tem realizado este tipo de trabalho quando acontecem tais incidentes, quando necessária a recuperação de evidências submersas. Por muitos anos acreditou-se que os mergulhadores não precisavam de habilidades adicionais, encarando estas operações somente como um simples trabalho de resgate de objetos. Com o tempo, questões sobre as eventuais informações perdidas sem um serviço especializado e como estas evidências ajudariam nas investigações e resoluções de crimes a partir de fotografias ou esboços da localização de itens recuperados, por exemplo, passaram a ser discutidas. Daí surgiram os padrões para O "Mergulho de Segurança Pública" ou Public Safety Diver no inglês, que podem ter uma base similar, mas diferem dos mergulhadores recreativos em muitos aspectos. 
Pode ser necessária uma intervenção no meio da noite, péssimas condições climáticas, fortes correntezas, baixa ou nenhuma visibilidade, ou em águas poluídas contaminadas com riscos biológicos. Ao contrário do mergulho recreativo aonde você escolhe e pode abortar ou não o seu mergulho, o mergulhador de segurança pública, muitas vezes, não tem esta opção.
A falta de padrões em treinamento ou equipamentos adequados, podem ser perigosos para uma equipe qualquer de mergulhadores, assim como a ideia de instrutores de mergulho recreativo, sem nenhuma especialização, ensinando equipes de mergulho de segurança pública. Mergulhadores que vão em uma chamada de mergulho de segurança pública com uma falsa sensação de conhecimento e habilidades, podem se tornar um grave problema. O mergulho sem visibilidade, ou em outras situações como citadas acima, é muito complicado, e deve ser realizado com certas precauções, técnicas e equipamentos especializados, por isso a razão do treinamento NAUI PSD.
A intenção do curso NAUI Public Safety Diver é habilitar mergulhadores (as) em técnicas de busca e recuperação de objetos e corpos em ambientes adversos e com visibilidade zero sem perder evidências forenses ou alterar provas. Também é prepará-los para executar um planejamento eficaz, mapeamento de locais diversos, administrar entrevistas com testemunhas ou parentes de vítimas, analisar os riscos de locais de trabalho submerso, gerenciar os recursos disponíveis, dentre outras habilidades necessárias como membro de uma Equipe de Mergulho de Segurança Pública.
Uma revisão completa das principais matérias de mergulho, como por exemplo, ciências Aplicadas, segurança no mergulho, tabelas de mergulho, ambiente de mergulho, orientação natural e por Instrumentos, mergulho profundo, técnicas de busca e recuperação, mergulho sem visibilidade e as matérias de resgate, é obrigatória, bem como a avaliação dos conhecimentos. Matérias especificas do PSD, como manutenção de registros, gerenciamento de risco, sincronismo com as forças de segurança pública no local do evento, atendendo as necessidades de Polícia Judiciária, preservação de local de crime, uso da fotografia subaquática e croqui para registro de cena de crime, coleta de provas, equipamentos especializados dentre outras, também fazem parte do programa.
As atividades práticas terão início em águas confinadas e serão finalizadas no ambiente de águas abertas, em uma Pedreira que oferece condições ideais para nosso treinamento, inclusive com simulações em veículos submersos. Durante o curso, o candidato irá alternar sua participação nas diferentes funções na equipe, como: Mergulhador primário, Mergulhador de segurança ou de apoio, Mergulhador 90% pronto, Supervisor do grupo, Ajudante do cabo, Documentarista e Técnico dos equipamentos. 

Este curso é destinado a qualquer membro de uma força de segurança pública, nas esferas municipais, estaduais ou federais, membros das forças armadas, ou voluntários em ações de resgate ou defesa civil.

Pré requisitos para os candidatos:
- mínimo 18 anos
- Curso Avançado de Mergulho NAUI ou equivalente
- Primeiros socorros profissional ou equivalente
- Experiência mínima de mergulho em água de baixa visibilidade
- Ter ligação com algum time de PSD 

Data teorico e piscin: 14 a 15 de Agosto de 2018
Data aulas em aguas abertas: 20 e 21 de Agosto de 2018

Est curso faz parte das atividades do XXII Encontro de Lideres de Mergulho NAUI, na Cidade de Jundiai SP .


É destinado a formar mergulhadores e instrutores, sendo necessário estar inscrito no evento, para poder participar.

R$ 1.200,00 (Mergulhador PSD)

necessario estar inscrito como participante do Encontro NAUI 
Não inclui a credencial e despesas de alimentação, viagens e hospedagem.
Informações :atendimento@naui.com.br fone 11 4497-0031
O curso de PSD NAUI envolve técnicas avançadas de busca e recuperação de objetos e corpos r

Voltar